vem cre ser

Projeto de Natal: Vem-Crê-Ser realiza Sarau Natalino

     Como já é tradição, todos os anos os educadores do Vem-Crê-Ser/CCA Dom Bosco trabalham com as crianças e pré-adolescentes o tema Natal, fora do contexto do consumo, ressaltando a importância da partilha, do respeito e da unidade. Este ano, cada turma trabalhou uma passagem da história do Natal, com rodas de conversas, pesquisas, montagem de figurino, criação de poemas, ensaios de cantos e leitura, tudo voltado para a preparação do Sarau Natalino. 

     Em 28 de novembro de 2019, Dia Internacional de Ação de Graças, aconteceram as apresentações com a abertura da Anunciação, momento na história chamado Anúncio. Tanto no período da manhã quanto da tarde, os próprios adolescentes cuidaram de tudo, declamando trechos de poemas e a música “Surgem Anjos Proclamando”. 

     Na apresentação do Sonho de José, com a garotada de 9 a 11 anos, foi feita uma ligação com os sonhos que cada um traz no coração e a busca em realizá-los. Os menores, com idade entre 6 e 8 anos, trabalharam os presentes dos Rei Magos. De manhã fizeram uma apresentação teatral e à tarde cantaram “Lá vem os 3 Reis Magos”. Para finalizar foi realizada a apresentação da fuga de Herodes, para a qual as crianças e adolescentes fizeram escudos e faixas. “Esse foi um exercício para que expusessem sentimentos e situações que machucam e elas querem fugir e, com isso,  entenderam que quando chega a vitória esses sentimentos se tornam positivos e geram mais confiança”, comenta Edina Cristina, assistente de coordenação do Vem-Crê-Ser.

     O objetivo do Sarau Natalino é promover uma reflexão sobre essa importante época do ano, baseada na história e no entendimento do significado dos símbolos e rituais que passam de geração para geração, mas têm perdido sua essência. O Projeto de Natal traz luz à real importância desse tempo para que não seja apenas mais uma data. "Só é possível amar aquilo que conhecemos", ressalta Edina Cristina. 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home