Feira Gastronômica com Jovens Aprendizes Salesianos do Alto de Pinheiros

     No dia 30 de agosto de 2019, o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco promoveu a Feira Gastronômica com produção geral dos Jovens Aprendizes Salesianos. Com o objetivo de atrair a atenção para a diversidade da culinária brasileira e de outros lugares do mundo, os alunos foram incentivados a se inspirarem na sua própria descendência familiar para a elaboração de comidas típicas. Foram criados pratos das regiões norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste, além da culinária Argentina, Bolívia, Portugal e Itália. A variedade foi grande. Entre as variedades de pratos salgados, os visitantes saborearam diversos tipos de massa e salgados, pastel de Belém, sushi, carnes, baião de dois e tapioca. No setor de doces foram servidos bolo de rolo, típico do Pernambuco, bolo de tapioca, brigadeiro, entre outras delícias. 

     Marcaram presença na Feira Gastronômica representantes de empresas que apoiam o trabalho desenvolvido com os jovens, entre elas, Zap Imóveis, FIAP, Vanucci, Santa Terezinha e Unisal. Na ocasião, além de experimentarem os pratos elaborados pelos jovens, também conheceram ou revisitaram as instalações onde são realizados os cursos profissionalizantes, conversaram com os educadores e tiveram acesso direto com o jovens. Segundo Diego Bernardes, diretor do Programa Jovem Aprendiz Salesiano Alto de Pinheiros, é muito importante que os jovens sejam estimulados a mostrarem seus talentos e, desta forma, possam alcançar o empoderamento. “A abordagem interdisciplinar desses conceitos permite flexibilidade na organização do curso sem perder o carisma Salesiano de Dom Bosco, trabalhando de forma eficaz o empoderamento juvenil, traçando um caminho de crescimento social e humano, formando bons cristãos e honestos cidadãos, como defendia Dom Bosco”, ressalta Diego. “Tal definição de empoderamento é próxima da noção de autonomia, pois se refere à capacidade de os indivíduos e grupos decidirem sobre as questões que lhes dizem respeito”. 

     A Feira Gastronômica, além de estimular a criatividade, o entrosamento entre os jovens e o despertar de talentos, também é uma vitrine para divulgar o Jovem Aprendiz Salesiano do Alto de Pinheiros. Atualmente o Programa conta com 70 jovens e tem como diferencial a formação técnica e humana de no mínimo um ano de curso profissionalizante. “Quando contratado em uma empresa, o Jovem Aprendiz tem condições de aplicar os conhecimentos adquiridos na formação teórica e desenvolver seu aprendizado com a prática, com a orientação do seu educador corporativo e a contribuição dos colegas de trabalho”, enfatiza Diego. 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home