CP

Atividades do Centro Profissionalizante

      O Centro Profissionalizante Dom Bosco proporciona atividades culturais, dentre elas, artísticas, esportivas e de lazer, além de acompanhamento, orientação pedagógica, profissional e formação religiosa pautada na pedagogia salesiana.

     Formação Humana: semanalmente são realizados encontros de formação, por meio de grupos de estudo e reflexão, atividades lúdicas e dramatizações de situações atuais e temas polêmicos, além do trabalho conjunto com a família, parte integrante e fundamental no processo de desenvolvimento humano.

     Esportes: quinzenalmente, os jovens participam de atividades físicas e esportivas, tais como futebol, vôlei, basquete, handball, tênis de mesa, campeonato de xadrez, entre outras.

     Passeio: semestralmente, realizamos um passeio com todos os jovens dos três períodos, onde há muita integração, lazer e divertimento.

     Campeonato esportivo: semestralmente de acordo com o calendário de atividades do CPDB, os jovens participam dos Jogos da Amizade (mini-olimpíada). As equipes vivenciam momentos de muita vibração, trabalho em equipe, disciplina, autocontrole, motivação e superação.

     Atendimento e encaminhamento às famílias: o serviço está aberto para o atendimento individual das famílias, bem como, para o encaminhamento de informações pela rede social, quando necessário. Um dos projetos realizados semestralmente é o “Ação Jovem”, onde todas as famílias residentes na cidade de São Paulo são cadastradas para que o jovem, aluno do CPDB receba o benefício social da Prefeitura Municipal de São Paulo.

     Reunião de Pais: encontros bimestrais, com os pais e/ou responsáveis, para reflexão de temas transversais e pertinentes ao desenvolvimento dos jovens, além do acompanhamento das atividades e do desempenho de seus filhos.

     Palestras: mensalmente, realizamos palestras com profissionais ligados às seguintes instituições: CIEE, Centro Universitário Salesiano, Uninove, Sedes, SENAI, entre outras. As palestras abordar assuntos relacionados ao mercado de trabalho, carreira profissional, projeto de vida entre outros, na tentativa de suscitar interesse por novos desafios e conhecimentos necessários ao avanço no mercado de trabalho.

     Inscrições: semestralmente, nos meses de maio a junho e de outubro a novembro, os jovens participam do atendimento e do preenchimento de formulários de inscrições como atividade prática do curso de Operador de Microcomputadores. Os educandos do Curso de Assistente Administrativo participam da organização do Processo Seletivo e da Aplicação da Prova, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso.

     Encaminhamento para o mercado de trabalho: por meio de parcerias, encaminhamos os jovens para as oportunidades no mercado de trabalho, desenvolvendo suas habilidades, a capacitação profissional, autonomia, segurança, empreendedorismo e a manutenção da empregabilidade.

     Comemorações: Páscoa, Nossa Senhora Auxiliadora, Festa Junina, Dom Bosco, Festa do Sorvete e Natal.

     Atividades Juvenis: todas em consonância com a AJS (Articulação da Juventude Salesiana): GAM (Grupo de Ação Missionária), Ex-alunos, Voluntariado Jovem e FEST (Festival da Juventude Salesiana).

     Festa de Formatura e Cerimônia de Entrega dos Certificados: no final de cada semestre, os jovens realizam a festa interna de encerramento dos cursos profissionalizantes com suas devidas homenagens e posteriormente, seus familiares e amigos participam da Cerimônia de Entrega dos Certificados, momento tão especial e marcante, preparado com muito carinho pela equipe do CPDB e Equipe de Voluntariado.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home